DICAS PARA FAZER SUA PROVA-ALVO COM MAIS EQUILÍBRIO

DICAS PARA FAZER SUA PROVA-ALVO COM MAIS EQUILÍBRIO

POR WANIA SIERRA – Qual sua prova alvo? Muitas pessoas me procuram para fazer preparação emocional para uma determinada prova. No segundo semestre existem algumas provas que fazem parte do desejo de muitos atletas 

Essa prova normalmente tem alguma relação com um desejo ou um grande desafio. Muitas vezes pelo lugar ou pelo tipo de prova. O resultado de algumas provas são pré-requisitos para outras provas. Nesse caso, precisamos trabalhar cada prova, com seus desafios próprios de forma individual. O fato de precisar de um índice numa prova para estar apto para a outra poderá trazer alguns sentimentos ou emoções que podem ser obstáculos para a realização de uma boa corrida. Por exemplo: a ansiedade. O que faz com que o atleta vivencie a segunda prova antes da primeira.  Então comece pela primeira, suas características, suas possíveis dificuldades, o que é preciso para realizar da melhor forma possível e alcançar o tempo para a outra prova. E após a realização da primeira, focamos na segunda. 

Quando você pensa em fazer uma prova especifica, é comum pensar no grau de dificuldade. Por isso você treinou para correr a prova desejada, se preparou. Seu corpo e sua mente. Portanto só esperar chegar o dia e fazer o seu melhor. 

É importante pensar em algumas questões para sua boa performance. Auto responsabilidade, você é responsável por você nas suas provas. Você pode ter um treinador, um psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, médico do esporte, pessoas que te acompanham, que o auxiliaram durante todo seu treino até o dia da prova. Mas é você quem vai correr! Vai pôr em prática estratégias que são  importantes para você e de acordo com sua identidade e valores. Pensando nos desafios, pensando nos obstáculos e transformando-os em auxílio para sua boa performance. 

Para ajudar na sua prova alvo, listei 10 itens que acredito serem importantes para a boa realização de sua corrida.

  1. Tente conhecer o percurso da prova para que você se sinta mais seguro.
  2. Lembre-se que você não tem controle sobre o clima do dia da prova. Verifique como costuma ser o tempo na sua prova alvo. Mas esteja preparado para quaisquer mudanças climáticas.
  3. Ao chegar na prova, procure conhecer o lugar onde você vai largar. 
  4. Certifique-se de que você se sente entusiasmado para sua prova e não ansioso. A ansiedade paralisa e o entusiasmo auxilia na motivação. 
  5. Se você sentir que está ansioso, tente desacelerar respirando calmamente. Tudo o que fazemos retorna ao cérebro.  Nosso cérebro responde a sinais.  Portanto, se estamos respirando rápido o cérebro entende que estamos com dificuldades ou pânico. E isso cria um stress em nosso corpo, nos tencionamos, e nosso coração bate muito mais rápido. Vamos aprender a fazer uma respiração colorida e com temperatura. 

– Escolha duas cores que você gosta:

– Imagine sua respiração atrás do seu umbigo.

– Conte até 4 inspirando o ar pelo nariz, imagine o ar com uma das cores escolhidas e quente. Segure o ar em 2 tempos. E vá soltando devagar imaginando o ar da outra cor escolhida e frio, expirando pela boca em 6 tempos. Repita atè se sentir bem calmo. 

  • Sorria, pesquisas mostram os benefícios do sorriso em provas de resistência. Quando sentir que esta “difícil “, sorria e tente ver se algum atleta ao seu redor está sorrindo também.  Você pode pensar num comando de sorrir a cada 5 km. 
  • Crie um mantra pessoal e motivador para você. No máximo 3 palavras. Algo que você sinta força ao pensar.
  • Foque em seu corpo durante a prova. Como se você estivesse se monitorando. Perceba se existe alguma tensão e imagine sua respiração relaxando aquela parte do corpo. Preste atenção na sua pisada, como você está pisando, como seus braços estão, sua respiração. 
  • Quando você sentir que o cansaço está tomando conta de você, você pode tentar se distrair. A forma de distrair é pessoal, sugiro algo positivo. Lembrar de algo bom, rever uma estória positiva na sua mente. Sua estória pessoal. Pensando nos aspectos importantes e positivos sempre.   Pode contar, pode fazer agradecimentos por tudo de bom que já te aconteceu, etc. O positivo ajuda na performance.
  • Boa prova!

Deixe uma resposta

Fechar Menu