COMO LIDAR COM O DESAFIO E A ANSIEDADE NA CORRIDA?

COMO LIDAR COM O DESAFIO E A ANSIEDADE NA CORRIDA?

POR WANIA RENNÓ – A cada prova de corrida está implícito um novo desafio. E a cada prova, mais motivado o atleta fica. A motivação na corrida é implícita. Por ser uma modalidade esportiva que se auto -motiva, as pessoas começam a correr e rapidamente já querem ir buscar provas diferentes ou mais longas.  O que mais motiva os atletas de corrida são os novos desafios que estão por vir. O desafio é individual, mas é comum a todos os que correm. Vejo diariamente nas redes sociais o crescimento do número de pessoas que correm. E é incrível o número de postagens em provas, pessoas sorrindo, sempre com as medalhas que demostram a participação na prova.

Não podemos esquecer que somos seres emocionais. Portanto sorrimos ao finalizar uma prova. Mas o que acontece dentro de nós, antes e durante a prova?

A emoção que mais trabalho com meus atletas tanto amadores como profissionais é a ansiedade. Sabemos que a ansiedade não pode zerada, precisamos de um pouco de ansiedade para realizar nossas tarefas. Chamo isso de consciência intensificada, ou como prefiro chamar entusiasmo. Uma certa quantidade de adrenalina é importante para o esporte. Mas o excesso traz desconforto e paralização.

Eu costumo dizer que ansiedade e medo são dois lados da mesma moeda. Porque tanto o medo como a ansiedade são desencadeados em resposta à ameaça. O medo do desconhecido ( é um desafio novo, nova prova), o medo de não atingir seu objetivo de finalizar ou não baixar seu tempo como desejado, o medo de “quebrar”, o medo de não cumprir suas próprias  expectativas, do seu treinador ou de outras pessoas, são emoções todas  percebidas como medos porém experimentados, sentidos com a emoção que chamamos de ansiedade. A ansiedade pode trazer pensamentos negativos que roubam sua energia. O que pode comprometer sua performance pois causa tensão. E a tensão emocional pode se refletir como tensão física. O que pode possibilitar lesões.

Mas então o que fazer? Primeiro, entenda seus sentimentos envolvidos nesse processo. A auto cobrança em excesso causa mais ansiedade. Lembre-se que você está treinando e isso o levará a conquistar novos desafios. Sim, você pode! Mas tudo tem seu tempo, seu corpo e sua mente precisam estar alinhados. Conectados o tempo todo em treinos e provas. É isso que chamamos de fortalecimento mental. Essa conexão que faz com que suas emoções sejam adequadas, que te auxiliem e não que sejam impedimentos.

Aprenda a fazer exercícios para lidar com sua ansiedade. Exercícios de respiração, relaxamento, meditação, Yoga, psicoterapia. São formas de aprender a lidar e diminuir a ansiedade.

Mas a dica de ouro é: Tente viver o presente. Estar no aqui -agora é a melhor forma de driblar nossa ansiedade.

Então respire fundo e sinta o seu momento presente. Você está pronto para seu novo desafio!

Deixe uma resposta

Fechar Menu